Domingo, 15 de outubro de 2017. Início do Horário de Verão e um pouquinho de frio em Curitiba — Todos sabem, professor é a personagem principal na vida de qualquer pessoa, independente da profissão que exerça, pois é ele que dá base para formação de qualquer indivíduo, principalmente por esse motivo, os professores merecem um dia em sua homenagem, e este dia é 15 de outubro, hoje.
Saudades do tempo em que lecionei, Geografia, História e Ciências em um Ginásio de Rocha Miranda, no Rio de Janeiro (eu morava em Turiaçú). — Foi quando eu informei à tia Palmyra que estava com ideias de casar. – Casei-me aos trinta anos e foi aí que transformei o moleque festeiro, agitador populista, e ativista político em Homem.
Quando professor ainda, descobri que a tarefa não era – como ainda não o é – nada fácil no Brasil. — Políticos governantes matreiros fazem de tudo para que a populaça não adquira instrução, então ao invés de estímulo, criam obstáculos aos que se dedicam ao ensino e ao mesmo tempo legislam “direitos” – verdadeiras esmolas – para que a mesma populaça agradecida, lhes doem sua condescendência e apoio nos processos eletivos.
Voltando ao Professor ou professora, que lindo vê-los à frente de jovens ávidos em aprender a ler, escrever e entender melhor as pessoas, espaço e condições com quem transitam e vivem. Através de disciplinas como a gramática, a matemática e outras tão básicas (ôpa, está parecendo letra de musica), o jovem segue em processo de crescimento rumo ao futuro.
Eu, no que se refere ao futuro, quedo-me extremamente cauteloso, uma vez que para nós aqui no Lar está menos para FUTURO DO INDICATIVO e muito mais para o futuro do subjuntivo, ou seja, está mais para eu confiaria do que eu confiarei. – É a idade, acho que vocês hão de entender ! .
Para vocês, leitores prefiro utilizar o futuro do imperativo, cuja conjugação é feita mais na segunda pessoa: — Torna-se bem melhor confia tu ou confiai vós.
Em São Paulo, nesta semana uma feira de eletrônicos esteve lotada de gente. — Profissionais de games em acirradas competições exibiram suas habilidades e competência. Tratavam-se de jovens pais e filhos. Algumas jovens moçoilas também, com sua presença e participação feminina, deixavam claro o fato de que as mães de amanhã estão preparadas para qualquer desafio.
Não sei porque, isso me fez lembrar de recentes episódios de violência divulgados pelos noticiários, que exibiam cenas na estrada Rio-Santos onde bandidos, do alto do penhasco atiravam nos veículos que alí transitavam. — Já, na Via Dutra, veículos de transporte de valores são como carrinhos a serem alvejados e destruídos. – Nos dois casos a realidade se assemelha a de alguns games, não acham?
Será que devo mencionar ainda, potências nucleares internacionais, equipadas com mísseis de longo alcance, com mandatários ligados em verdadeiras “quedas de braço” (arm wrestling) com enorme risco imprevisível para o Planeta? Ou a série de filmes jogos vorazes… Não – definitivamente. – essas observações contidas nos últimos parágrafos não podem e não devem ser atribuídas ao …
…INDICATIVO DO FUTURO.