Sábado, 07 de setembro de 2019. Neste dia, há 187 anos (1822) o príncipe regente do Brasil, Pedro de Alcântara emitiu o brado de “Independência ou Morte” que se notabilizou e vem se perpetuando – desde minha mais tenra infância, nos bancos escolares – como um grito de independência de brasileiros.
Acontece meus leitores que hoje quase aos 83 anos, atento aos acontecimentos e pessoas em meu entorno, estou decidido a bradar “DEPENDÊNCIA E VIDA”, com o propósito de torná-lo um grito de independência de brasileiros… Dirão vocês, irônico, paradoxal e contraditório, mas a idosa idade justifica, ou não?
Nas fotos acima (podem clicar em cima para ampliá-las) mostro a casa onde moro – uma ILPI, (Instituição de Longa Permanência para Idosos) – há 11 anos, tempo mais que suficiente para estar “ligado” ao fato de que quaisquer ações que se processem no sentido de oferecer às pessoas idosas a oportunidade de depender de outras para melhor viver, são altamente libertadoras.
. Os familiares desses idosos, quedam-se tranquilos, sabendo-os assistidos;
. Os profissionais administrativos, médico e terapeutas especializados nestas lidas, sentem-se recompensados pelos esforços e estudos feitos;
. A gente que trabalha nas nobres tarefas de cozinhar, lavar roupas, arrumar e manter limpos e asseados seus locais de estada e permanência, cresce na atividade;
. O pessoal veterano em enfermagem e cuidados com idosos, se realiza;
. Jovens estagiários(as), recém-formados(as) ou em formação nos seus cursos de técnicas em enfermagem, exultam com as novas práticas e conhecimento;
. Os grupos de gente solidária, que visitam ou frequentam, às instituições, saem das visitas de bem consigo mesmo;
. Os moradores residentes e assistidos sentem-se seguros e amados e, finalmente…
. A sociedade como um todo, sente-se feliz por saber que o cuidado com o bem-estar dos idosos está acontecendo.
Uma vez que todos saem ganhando – então pessoal – vamos lutar para que Instituições assim se propaguem para serem utilizadas em todas as classes sociais e não só para os idosos considerados sob vulnerabilidade social.
Apurem-se critérios para que as normas de constituição e manutenção delas – públicas ou particulares – sejam adaptadas para cobrir e servir a todos os idosos que vêm sofrendo violenta “concorrência do Google”, na disseminação dos conhecimentos e experiências que cada um reuniu por toda uma vida.
Que todos os idosos possam usufruir e espargir as graças da…
…DEPENDÊNCIA E VIDA
AMEI, DOIDAMENTE POR HAVER RELIDO ESTE POST NA COMPANHIA DO PÚBLICO, AO FINAL DE UMA PALESTRA MINHA, EM UM CONGRESSO QUE DEBATIA ALZHEIMER E NEUROPSIQUIATRIA GERIÁTRICA, NA CIDADE DE SÃO PAULO, EM OUTUBRO DE 2019.
DEUS POR NÓS SEJA LOUVADO!
Republicou isso em Espaço de Jurandyre comentado:
Segunda-feira, 07 de setembro de 2020. Feriado da Independência. Ano passado recaiu em um domingo… Ano passado não eramos ainda reféns do COVID 19… Ano passado pubiquei este texto…