O FUTURO A DEUS PERTENCE…

Domingo, 14 de fevereiro de 2021… Leitor(a) mais jovem… Bem mais jovem do que eu, decidi levantar e estabelecer comparações sobre meu passado e o presente… Do meu passado quando eu tinha e exercia em torno da idade que você tem hoje, vou contar o que ouvia, via e sentia e do presente apenas o que ouço e vejo.

Claro que vou pedir ajuda a Internet, afinal não tenho mais essa bola toda… Por exemplo, novelas eu ouvia pelo rádio… Lembro de uma que fez muito sucesso, tanto que devidamente, adaptada passou-se mais tarde para a TV: Observe o título Em Busca da Felicidade. e a sinopse que pude extrair na Internet:.

A história era um grande drama de um casal, de classe alta, que tinha uma filha de criação. A menina era fruto de uma relação extraconjugal mantida pelo marido com a empregada, que morava na casa do casal. Em um determinado momento a menina descobre a verdade e decide morar com a mãe. A mulher procura se separar do marido e viaja para os Estados Unidos onde sofre um acidente. A menina se apaixona pelo filho do patrão, mas vê a relação impedida pelo desnível social existente entre os dois. Quando finalmente a menina vai se casar, o rapaz morre em um acidente de carro. E assim ia ocorrendo o drama, fazendo com que toda vez que um dos personagens chegasse perto da possibilidade de ser feliz algo de trágico os atingia, justificando o título: Em Busca da Felicidade.

Atualmente venho ouvindo e assistindo, embora que ainda em reprise, uma outra, com bastante audiência televisiva, no horário das nove, saca só o título A Força do Querer.

Promissor advogado, Caio (Rodrigo Lombardi) é cogitado para administrar a C. Garcia, uma das maiores empresas do país, porém, isso atrapalha seu namoro com Bibi (Juliana Paes), que o acusa de dar mais atenção ao trabalho do que a ela. Com o fim do relacionamento, Caio deixa tudo para trás e parte rumo aos Estados Unidos. 15 anos depois, retorna ao Brasil num grande cargo no Judiciário e acaba por reencontrar Bibi, que não conseguiu concluir a faculdade de direito e está casada com Rubinho (Emilio Dantas), passando por dificuldades financeiras, que farão com que ele entre no mundo do tráfico, arrastando a esposa apaixonada junto.

Com a recusa de Caio, Eugênio (Dan Stulbach) prepara seu filho, Ruy (Fiuk) para assumir o comando da empresa. Ruy está noivo de Cibele (Bruna Linzmeyer), o que lhe confere estabilidade não somente na vida profissional, como também na vida pessoal, no entanto, quando viaja para fictícia cidade de Parazinho, no interior do Pará, conhece e se encanta por Ritinha (Isis Valverde), jovem que adora o fascínio que exerce pelos homens, tal como as sereias, que ela acredita ser uma. Noiva de Zeca (Marco Pigossi), caminhoneiro completamente apaixonado por ela, Ritinha continua seu jogo de sedução com o carioca, pois quer seguir a liberdade de seus impulsos. Apesar das críticas que ouve a respeito da amada, o amor que Zeca sente é maior do que tudo, mas ao descobrir o envolvimento da noiva com o empresário de fora – com quem tivera um episódio determinante na infância, em que um índio profetizará que “Se viram tudo igual, é um aviso que o espírito da floresta está mandando. A vida toda vocês tomem cuidado com o que brotar das águas. O que brotar das águas vai juntar vocês dois e separar de novo!”, – decide se mudar e recomeçar a vida em Portugal Pequeno, Niterói ao lado do pai Abel (Tonico Pereira), que não gosta da relação do filho com Ritinha e vive às turras com a mãe desta, a espalhafatosa dona Edinalva (Zezé Polessa). Na nova cidade, Zeca conhece Jeiza (Paolla Oliveira), policial que sonha em se tornar lutadora de MMA, mas sofre com a falta de um parceiro que compreenda e aceite seus sonhos.

Paralelamente ocorre a transformação de Ivana (Carol Duarte), irmã de Ruy, que se sente um homem num corpo feminino, causando conflito com Joyce (Maria Fernanda Cândido), que a criou a sua imagem e semelhança filha para ser uma “princesa”. A relação de Joyce com o marido começa a ruir quando ele conhece Irene (Débora Falabella), uma mulher misteriosa e sem escrúpulos que fará de tudo para conquistar Eugênio, tornando-se obcecada por ele.

Irmão de Eugênio, Eurico (Humberto Martins) gosta de ter tudo e todos ao seu controle, mas não consegue impedir que a esposa, a arquiteta Silvana (Lília Cabral), se vicie na adrenalina e entre na dependência do jogo. Dantas (Edson Celulari), pai de Cibele, trabalha com os irmãos Garcia, mas se sente injustiçado, pois acredita que Eugênio e Eurico nunca lhe deram o devido valor. Já Nonato (Silvero Pereira) é um tímido rapaz do interior que veio para a cidade na esperança de se tornar um artista. Ele passa a trabalhar como motorista de Eurico, mas faz de tudo para que o patrão não descubra sua outra identidade, a transformista Elis Miranda.

CHEGA, ou quer mais,? Falemos agora de músicas românticas (ou de relacionamentos, como queiram). Lá pelos anos setenta me lembro de “Lembranças” cantada por Miltinho, ouçam só:

Hoje, abrindo no album Postify, não pude deixar de notar um rap interpretado por Greg BBX e Tilia, com o nome de Fica Tranquila, vejam:

Confesso que me senti um tanto atordoado com essas comparações e embates entre A Busca da Felicidade e a Força do Querer, bem como entre Lembranças e um comando de Fica Tranquila...

Bem trata-se de meu passado e o presente… Considerando que aqui, somos vizinhos do edifício sede do Instituto Médico Legal de Curitiba e vivemos na mesma via que nos conduz a um belíssimo Cemitério Vertical, devo informar e tomar conhecimento de que, para mim….

…O FUTURO A DEUS PERTENCE.

Esse post foi publicado em CRÕNICAS DE UM IDOSO. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para O FUTURO A DEUS PERTENCE…

  1. ROBSON WAGNER DE SOUZA disse:

    …O FUTURO A DEUS PERTENCE… E somos expectadores – alguns pasmos – no presente, o que nos aguarda nesse futuro, que não nos pertence.

    Amei o texto!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s